os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

13.9.07

Em defesa do Felipão

1. Portugal jogou muito, muito mal, principalmente na 2ª parte. Na minha opinião, se individualmente houve claramente jogadores com prestações muito abaixo do que seria de esperar, a equipa apresentou-se muito pouco coesa e muito mal posicionada do ponto de vista táctico - a defesa esteve demasiado recuada, permitiu-se demasiado espaço entre a defesa e o ataque, os jogadores mostravam-se desorientados sem conseguir perceber se deveriam abrandar o ritmo de jogo e fazer circular a bola ou se deveriam tentar sair com rapidez para o contra-ataque para marcar o segundo golo. Portanto, quando o árbito apitou para o final, desliguei a TV desolado com a péssima exibição e totalmente convencido que o principal responsável do mau resultado foi o Scolari.

2. O Scolari é um vencedor e um grande campeão. O Scolari fez mal em tentar agredir o jogador Sérvio. O Scolari tem atenuantes porque o jogador Sérvio iniciou a provocação junto dos jogadores portugueses e porque sacudiu bruscamente a mão do Felipão antes deste lhe ter tentado dar uma "esquerda". A Imprensa portuguesa não deu importância ao facto do jogador Sérvio ter sido expulso. O Felipão não fez nenhuma cobardia, como seria por exemplo agredir um árbito, nem o seu gesto colocou em causa o esforço da equipa, como ocorreria se por exemplo tivesse sido sido expulso durante o decorrer do encontro.

3. Andei possesso durante o dia todo com o linchamento na praça pública do nosso seleccionador. O Felipão errou. Mas o Felipão é um grande campeão, um vencedor que tem feito muitissimo por Portugal. Na minha perspectiva devemos saber defender os nossos nos momentos dificeis, e o Felipão é um dos nossos. Obviamente que temos de saber assumir os nossos erros, e o seleccionador nacional tem de saber dar o exemplo, mas temos de saber reagir com conta e medida, e acho que isso não ocorreu durante a maior parte do dia de hoje. Fique possesso porque acho que a opinião pública portuguesa mais uma vez confudiu as coisas e não soube destrinçar aquilo que verdadeiramente interesa... não se anticipam boas coisas aos portugueses se não souberem defender aqueles que nos honram e se os abandonarem quando eles necessitam do nosso apoio. O Felipão é um grande campeão que eu muito admiro. Fazem muita falta em Portugal vencedores com a fibra do Felipão...

4. Ao principio da tarde pensei se estaria louco ao constatar que a única intervenção pública que espelhava aquilo que eu sentia tinha sido expressa pelo Luis Filipe Vieira...

5. Fiquei feliz por os jogadores terem emitido um comunicado em defesa do nosso Felipão

3 comentários:

wolverine disse...

caro jb,
vou presumir que o teu post é em grande parte irónico e que tal como eu assistes meio espantado às reacções de uma opinião pública para a qual, em grande parte, agredir, cobardemente tentar negar o óbvio e só depois admitir o erro por medo das represálias são actos sem significado perante o mero sucesso desportivo.

Mais do estar curioso quanto à sanção decretada pela UEFA, aguardo ansiosamente a tomada de posição do nosso por demais arguto líder Madaíl, já que por exemplo o Zéquinha dos sub 17 foi suspenso por 1 ano !!! por tirar um cartão da mão de um árbitro...

p.s.- aguardo ainda mais ansioso um post sobre a subida do K.

JB disse...

1. Possivelmente expressei-me mal, mas não procurei colocar qualquer ponta de ironia naquilo que escrevi (I really meant every word).

2. Continuo a achar que alguma opinião pública está a reagir de forma histérica e como virgens ofendidas nesta estória. Também constato que há algumas pessoas que tomo por sérias e inteligentes com opiniões diferentes da minha, portanto admito que não esteja a ver bem as coisas, apesar de achar que estou (um pouco como o pedido de desculpas do Scolari...)

3. Não concordo que o Scolari tenha "cobardemente tentado negar o óbvio" - a quente, apenas disse que não acertou no Sérvio, o que (apesar de irrelevante) não está longe da verdade - nem acho que ele tenha "admitido o erro por medo das represálias" - o mais fácil é sempre desistir, mais dificil é resitir aos bitaites e opiniões irresponsáveis que surjam na imprensa e na opinião pública, e que confundem o acessório pelo essencial. Acho que este episódio da tentativa de agressão é um acto sem significado "perante o mero sucesso desportivo". Acho que o Madai (de quem eu não gosto) vai naturalmente ficar do lado do Scolari porque o futuro dos dois na FPF estará sempre ligado - e nesse aspecto aprecio a solidariedade e cumplicidade entre os dois homens.

4. Espero que a sanção da UEFa seja tão leve quanto possível e tenho pena que a opinião pública portuguesa não esteja solidariamente a fazer pressão nesse sentido.

Spider-man disse...

Logo nesta altura em que eu andei um pouco longe deste nosso blog é que me espetas um post destes jb?
Tou sem tempo para dizer o que penso... Prometo brevemente deixar a minha opinião...
Qual Felipão, qual quê? Teimosão isso sim!
Até um dia destes.

Com tecnologia do Blogger.