os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

27.2.07

Paulo Macedo abandona cargo de director-geral dos impostos

A noticia...
"O director-geral dos Impostos, Paulo Macedo, já acordou com o ministro das Finanças que vai abandonar o cargo que ocupa desde 2005, noticia o Expresso online. A decisão será formalizada provavelmente ainda esta semana por Teixeira dos Santos, que tenciona anunciar na mesma altura o substituto de Paulo Macedo.
Desde que foi conhecido que a lei que impede que qualquer pessoa que ocupe um cargo no funcionalismo público não pode ganhar mais que o primeiro-ministro (um pouco mais de 5.360.85 euros) e que, por isso, Macedo teria de reduzir o seu ordenado de mais de 23 mil euros brutos para aquele valor, as possibilidades do director-geral dos Impostos continuar eram reduzidas.
No entanto, Teixeira dos Santos tentou desde aí encontrar outras formas de remuneração que permitissem a Macedo continuar, mas sem infringir aquela lei. Macedo, contudo, não aceitou e vai regressar ao seu lugar de origem no Millennium bcp, banco de que é quadro, segundo o Expresso online. "
in Jornal de Negócios 27/02/2006

As primeiras reacções (comentários de leitores também no JN)...
Reacção 1: "Sim de facto já. Este senhor não é o supra-sumo da competencia do funcionalismo publico para ganhar uma fortuna num país que está de tanga. Estou certo de que há neste país quem desempenhe funções a altura por muitissimo menos. Arrisco: Eu por exemplo!..."

Reacção 2: "Só num país de broncos é que isto é possível. Em vez de haver um escrutínio, uma exigência e uma sanção sobre os incompetentes e oportunistas (por exemplo, os que antecederam o Macedo) cai-se na situação de incensar um tipo absolutamente normal, como é o Macedo. Além disso, se o Sr Macedo fosse um cidadão em toda a linha, aceitava o salário dos 5000 e tal euros que já não é nada mau (tanto mais que a formação dele foi suportado pelos contribuintes portugueses). É o que eu faria, porque não sou um mercenário e tenho consciência de cidadania (no sentido em que tenho direitos mas também me cabem deveres). Por outro lado, se o Sr. Macedo fosse um gestor de alta (ou até mediana) qualidade, já tinha preparado a máquina do fisco para funcionar melhor (do que antes) sem a sua beata pessoa."

1 comentário:

wolverine disse...

Olho para a máquina fiscal como uma vaca para um palácio, mas a mera constatação da unanimidade elogiosa que Paulo Macedo tem merecido nas suas funções mostra que é um tipo com valor.
A lei da remuneração da FP parece-me lógica, o que é ridículo é o que o PM ganha. Se o ministro das finanças tentou segurar Macedo e ele, compreensivelmente, não quis ficar, então o fundamental é escolher outra pessoa competente e desdramatizar o assunto (não acredito em homens providenciais ou salvadores da pátria...)

P.S.- Já agora, e a tua opinião? É suposto adivinhá-la?

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.