os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

7.2.07

Sem Dom nem Piedade

Como é que convidam alguém como a Leonor Pinhão para fazer uma documentário sobre D. Afonso Henriques? Não sei se viram, mas foi muito mau. A meio do dito programa só me ocorreu que pior, só talvez pedirem ao Gabriel Alves para falar sobre a Rainha Santa Isabel.

A não serem as datas e os factos mais ou menos identificados e reconhecidos, tudo o resto que envolveu aquela produção foi realmente sofrível. A realização má, a qualidade de imagem fraca, os textos presunçosos e a narração monocórdica e desinteressante.

Quando a meio do programa se abriu um capítulo inteiro, só sobre a cidade de Lisboa e a importância da sua conquista - com a leitura de inúmeras citações elogiosas sobre a mesma - , cheguei a temer que fosse narrado que o nosso primeiro era do SLB, quando no fundo sabemos bem que o que ele gostava era de espancar mouros e o que quis foi ver "Lisboa a arder".

Por outro lado, as comparações entre as vitórias nas batalhas de então com as mais recentes vitórias sobre os espanhóis, em futebol, mais concretamente no euro 2004, além de primárias, pareceram-me desadequadas, sobretudo depois de um fim de semana em que morreu um polícia em Itália por causa de um resultado de um simples jogo.

Aguardo contudo a exibição de outros documentários que me parecem que poderão vir a ser mais interessantes. Lembro-me por exemplo do de Fernando Pessoa - Clara Ferreira Alves; D. João II - Paulo Portas e de Luís de Camões - professor catedrático numa universidade britânica que lecionou durante vários anos uma cadeira sobre os escritos do poeta - não me recordo do nome .

1 comentário:

wolverine disse...

Na mouche, caro corto.
Confesso aliás que achei tão mau que também eu ia fazer um post sobre isso.
Narração sem pinga de entusiasmo, uma posse tão atroz (sempre com as mãos nos bolsos e as pernas abertas) que houve alturas em que quase esperei que ela coçasse os tomates e cuspisse para o chão, enfim, uma desgraça.
E a gabardine e os óculos escuros, deus meu? Só lhe faltou falar com uma cervejinha numa mão e uma sandes de courato na outra...

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.