os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

28.7.07

E

eis senão quando hoje a modos que muito de repente me apercebi que já há que tempos não fazia um post sobre o Federer. Vai daí estive mais de uma hora a babar no you tube, porque um gajo assim obssessivo e obcecado como eu é evidente que se perde com uma merda destas o que diga-se é mau porque amanhã começo a trabalhar às 9h mas no fundo não faz mal porque ainda vou ver a anatomia de grey, mas voltando ao Federer, e reparem que não digo Roger porque 1) não andei com ele na escola e 2)ninguém no seu juízo perfeito trata um Deus pelo primeiro nome, eu aqui e agora confesso que se algum dia comesse alguma merda muito muito estragada que me transmutasse (e espero que este termo exista) de macho latino assim tipo tony ramos mas mais carregadinho de testosterona em indíviduo altamente culto e bem falante e evidentemente gay até mais não poder, confesso dizia eu antes de me entusiasmar que o Federer era o único homem para mim.




26.7.07

It's just strategy, stupid!

Nada contribui tanto para a boa imagem de um político como actuar decididamente, de preferência de forma real mas se for bem ficcionada também serve, contra alguns inimigos escolhidos a dedo.
Rui Rio afronta o "mito" Pinto da Costa? Pois imediatamente assegura de forma vitalícia o qualificativo de homem sério, determinado e incorruptível.
Marques Mendes afasta Valentim e Isaltino? Eis que surge como bastião moral e referência ética de uma nova forma de estar na política.
Mas talvez o melhor exemplo desta estratégia, tanto pela eficácia como pela longevidade conseguida, venha de Alberto João Jardim e da forma como nas últimas 3 décadas se conseguiu afirmar junto dos madeirenses sempre contra o "colonialismo do continente". Beneficiou é certo da passividade calculada dos diferentes primeiros-ministros e presidentes, pouco interessados em baixar o nível e em comprar guerras de consequências imprevisíveis. Já com José Sócrates como PM esta estratégia voltou a dar frutos (leia-se uma nova maioria absoluta) a Jardim, mas a novidade é que pela 1ª vez temos um primeiro ministro que não tem medo de afrontar o líder madeirense. Talvez seja menos por convicção e mais na busca de capitalizar eleitoralmente a situação, mas as polémicas com AJJ (desde a lei das finanças regionais a esta embrulhada da IVG) são para Sócrates uma forma muito eficaz e relativamente fácil de consolidar uma fama de político duro, reformista e intransigente. Como quase ninguém no continente tem paciência para AJJ, muita gente aprecia ver que finalmente alguém está disposto a fazer-lhe frente. E isto vale votos.


Quanto à lei da IVG, depois da entrevista de ontem do PM e depois da resposta de hoje de AJJ (ainda para mais naqueles termos...) a conclusão óbvia é que Cavaco tem que parar de assobiar para o ar e fazer aquilo que jurou fazer, nomeadamente defender a Constituição e a aplicação das leis da República.

25.7.07

A ignorância é muito atrevida e dá de facto bastante trabalho

Perdi mais de uma hora nisto
mas finalmente percebi como é que se esconde parte do post.

Uma dose de verdade e outra de demagogia.

Confesso que não tenho grande paciência para com Manuel Alegre. Respeito o seu passado de lutador anti-fascista e admiro a sua independência mas isso não impede que avalie negativamente parte do seu trajecto político nos últimos tempos.
O meu desconforto começa na altura da candidatura presidencial em que Alegre acabou por cavalgar demagogicamente a onda de descontentamento contra os partidos que grassa na sociedade. Isto vindo de alguém que é militante do PS desde sempre e deputado da República há mais de 30 anos é uma atitude não só incoerente mas também perigosa. Desde então, surgiu a curiosidade de ver o que Alegre iria fazer com o milhão e pico de votos que recebeu. Salvo melhor e mais informada opinião, parece-me que fez muito pouco ou nada, tirando um apoio mesmo assim não tão claro quanto se poderia esperar à candidatura autárquica da sua companheira de route Helena Roseta (outro momento em que também se procurou surfar um pouco a onda anti-partidos).
A sensação com que fico é que Alegre se vai limitando a episodicamente fazer uma ou outra intervenção, sempre sem concretização em termos de apresentação de propostas ou iniciativas legislativas, mas em que a sua notoriedade e a utilização frequente de referências ao espírito de Abril lhe garantem tempo de antena. O único problema é que nos entretantos se vai sentando calmamente nos jantares e eventos do partido ao lado e consequentemente em apoio a Sócrates e continua ainda (e sempre?) a ser militante de um partido com o qual parece presentemente, por inerência das suas próprias palavras, ter pouca ou nenhuma afinidade.

"Agora e sempre contra o medo, pela liberdade.", a frase com que termina o seu artigo de hoje no Público vive um pouco desta capitalização, talvez mesmo apropriação, que Alegre vai fazendo
da revolução dos cravos. O assunto é pertinente mas a terminologia usada é quanto a mim propositadamente exagerada para garantir o sound bite e alimentar o "mito Alegre", porque convenhamos que se o deputado poeta de facto sentisse a 100% aquilo que diz então o seu caminho só poderia ser deixar o partido ou pelo menos suspender a sua militância.

16.7.07

...



As eleições para a CML...

Chatas e previsíveis não merecem grandes comentários.
O melhor mesmo aconteceu logo após as primeiras projecções quando uma qualquer repórter de um qualquer canal abordou o deputado Miguel Frasquilho (aquele tipo da barbicha ridícula e que supostamente percebe de economia) apresentando-o em directo como "figura de 4ª ou 5ª linha do PSD", o que tendo em conta o estado dos partidos políticos é um insulto muito, muito feio.
Também gostei do grupo de velhinhos alentejanos que tinham ido passear a Mafra e que no regresso foram despejados à porta do hotel altis com direito a música partidária e bandeirinha de graça.

11.7.07

A Índia está imparável.


Quem é o gajo de brinquinho que a Bipasha Basu está a facturar?

30 000 000.

Indiscutivelmente uma grande venda.
O que já acho não só passível mas também premente discutir é o destino a dar a mais esta pipa de massa. Chega de prémios e salários exorbitantes a administradores, chega de contratar carradas de estrangeiros merdosos, chega de ter 30 ou 40 jogadores emprestados.
Resolvam o passivo, construam o pavilhão, contratem portugueses de qualidade (Manuel da Costa, Duda, Antunes). Paguem à doutora Morgado para arquivar os processos, à Carolina para dizer que foi tudo invenção, ao Lucílio Baptista para deixar de arbitrar e ao Couceiro para se dedicar outra vez ao sindicato. Lancem uma OPA sobre o Benfica. Tirem o Rivoli das mãos do Lá Féria.
Enfim, tudo menos aquilo que costumam fazer quando se apanham com dinheiro na mão.

3.7.07

Soltas...

A falta de tempo impede-me de dedicar as linhas necessárias a cada um dos temas, mas antes que me esqueça ou que a coisa perca actualidade cá vai:

- Não há pachorra para aturar este Zé Manel (Qual "Joe" qual quê!) Berardo com os seus americanismos no meio de frases de português mais ou menos incompreensível. O Portugalzinho ignorante que ele deixou há uns anos atrás já não é o mesmo... Pensa que nos impressiona com as suas tiradas americanas... Com o museu vem dizer que quer tornar Portugal um país mais culto... Como dizia o outro, "o que tu queres, sei eu"! O tipo, na sombra, já causava algumas inimizades aqui no Quatro... Agora que ganhou mediatismo, parece ter gostado da coisa para mal dos nossos pecados...

- Na semana passada, em mais uma viagem no IP4, ouvi na Antena 3 o "Prova Oral" do Fernando Alvim (outro tipo com quem embirro um pouco; mas isso agora não interessa nada...) que falava sobre uma revista que nasceu na época errada e por isso morreu. Tratava-se da revista K que o JB lia assiduamente. Ainda guardas esses exemplares, JB? Lembro-me que também gostava de a ler, muito pelo nome do MEC estar associado. No final do ano passado parece que foi editado um livro intitulado "Já Não me Lembrava - os delírios da Kapa" da autoria de um dos editores, o Carlos Quevedo. Fiquei com vontade de dar uma vista de olhos...

- Gostei que se tivessem lembrado do Porto, via "Prós e Contras" da RTP, numa altura em que as eleições para Alcaide Alfacinha estão na ordem do dia...

- Gostei que a abertura da Presidência portuguesa da União Europeia tivesse sido no Porto também. Chamem-me regionalista bacoco, se quiserem que não me importo. Não sou pela regionalização, que fique bem claro. Gostei que tivessem tido esse cuidado...Ou será que foi por causa do Festival Super Bock Super Rock (SBSR)?

- Por falar no SBSR, este ano o cartaz é fabuloso! Tenho especialmente pena de não poder ir ao concerto dos Arcade Fire... Resta-me esperar por outra visita e ir ouvindo os CDs...

- Ontem um puto chamado Bruno Gama, oriundo das escolas do FCP, marcou os 2 golos com que Portugal derrotou a congénere Neozelandeza na estreia no Mundial sub20 de futebol. Deu para ver outros craques também, apesar de só ter visto a parte final da 2ª parte. Já pude rever o livre espectacularmente convertido que deu o 1ºgolo. Volto a questionar-me porque andam os senhores do meu clube a gastar imenso dinheiro em compras lá fora quando cá dentro temos tanto valor e alguns a custo zero??? Sempre me deu mais prazer ver o FCP triunfar com prata da casa ou pelo menos prata nacional. Cá, devia-se adoptar um critério parecido com o adoptado em Inglaterra em que só podem jogar lá, estrangeiros que representem ou tenham representado a selecção do seu país. Eu sei, eu sei que não temos o dinheiro deles, mas íamos a mercados mais baratos onde também há artistas. Uma grande percentagem de brasileiros que cá andam não fazem mais nada do que truncar carreiras promissoras a jovens portugueses!

- Hoje recebi a boa notícia que o FCP acaba de contratar ao PSV, um técnico holandês de nome Pepijn Lijnders de 24 anos especialista nas camadas jovens. Segundo ele "o F.C. Porto está a apostar com muita força nas camadas jovens e a desenvolver um enorme projecto"... Vou aguardar atento!...

- O Benfica apresentou esta semana o seu novo equipamento para a época 2006/2007. O equipamento alternativo é cor de rosa... Sobre isso ouçam o mouro RAP.

- O equipamento do FCP para esta época também já foi apresentado:
Com tecnologia do Blogger.