os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

9.4.06

Desabafos em azul e branco

Breves notas sobre o clássico de ontem:
1-os jornais desportivos da capital andaram durante semanas a salivar com a perspectiva de o Sporting poder em caso de vitória passar para a frente do campeonato, caso a diferença pontual antes do jogo se mantivesse em 2 pontos. Como em várias outras ocasiões anteriores, esqueceram-se da possibilidade de o Porto, em teoria, poder praticamente arrumar a questão se ganhasse.
2-o Paulo Bento foi a maior surpresa da noite, já que em vez do habitual discurso Sportinguista versão Dias da Cunha de em caso de derrota espingardar sempre, com ou sem razão, contra a arbitragem e o "sistema", admitiu o óbvio: o Porto é, neste momento, melhor equipa.
3-já o prémio de faccioso mor terá que ir de forma meritória, por unanimidade e aclamação, para o Manuel Fernandes, cuja suposta isenção nos comentários só fica a perder para o Jorge Coroado, auto-proclamado mega especialista em arbitragem, campeão do anti-portismo e verdadeiro baluarte moral da pala nos olhos.
4-o Sporting limitou-se a tentar controlar o jogo e a esperar, de forma matreira, por um erro portista que lhe desse vantagem. Se em cada um dos jogos anteriores apareceram Pepe e Cech a fazer-lhes o jeito, ontem a concentração foi total e o melhor que o Sporting conseguiu, a jogar em casa perante 50 000 adeptos, foi uma semi-oportunidade daquele enorme jogador chamado Moutinho (como é possível pensar em levar o Hugo Viana ao mundial e deixar este miúdo de fora?)
5-o Porto, sem fazer um jogo extraordinário, ganhou porque usou melhor as mesmas armas que o Sporting tem vindo a rentabilizar: grande concentração defensiva, pragmatismo táctico, pressing e cinismo na hora de aproveitar as poucas oportunidades que surgem em jogos assim. Mesmo não gostando nada do homem, há que dar mérito ao Co Adriaanse.
6-a arbitragem foi péssima para os 2 lados. Resumidamente: a) houve amarelos mal mostrados (Lisandro, Deivid, Quaresma); b) admito que a entrada do Quaresma sobre Tonel seja para vermelho directo mas então, com o mesmo critério, a do Sá Pinto sobre o Lisandro também o era; c) os dois amarelos seguidos ao Bosingwa (que devia ter visto um na 1ª parte por falta sobre Liedson) são ridículos, sendo que no 2º não só não há falta como o Liedson parece arrancar em ligeiro fora-do-jogo;
7-é deprimente tentar, como vi fazer ontem na TVI, arranjar um penalty por suposta mão do Jorginho (só se lhe deu com um pêlo do antebraço...), e ignorar um lance bem mais duvidoso entre Caneira e o mesmo Jorginho na área do Sporting. Haja paciência...

5 comentários:

wolverine disse...

Depois de ter visto ontem o SLB-Marítimo vejo-me forçado a fazer uma correcção.
O comentador mais faccioso não é o Manuel Fernandes mas sim o João Querido Manha, que naquela jogada aos 94 minutos em que Marcos defende aparentemente em cima da linha de baliza, não foi capaz de conter o entusiamo e gritou logo no momento que "estava dentro, estava dentro". Ainda não totalmente em controlo de si próprio, Manha conseguiu na repetição em câmara lenta declarar que "estava CLARAMENTE dentro"!!!.
Mas o que foi verdadeiramente de rir foi que naquele rídículo programa de resumos da TVI, quando o Coroado disse que não foi golo, o Manha não disse nada. Zero. Engoliu em seco, sem sequer OS ter tido no sítio para discordar ou dizer que se enganou...
Haja paciência.

Koba disse...

Como sportinguista, tenho a dizer que concordo com tudo - post e comentário.

Koba disse...

Aliás, só um pequeno senão quanto ao post: não é possível, sequer, comparar o Manuel Fernandes com o Manha. O Manuel Fernandes é um assumidíssimo sportinguista dos 7 costados, não o esconde nem pretende escondê-lo, gosta mais do clube do que dele próprio e é idolatrado em Alvalade como poucos; o Manha é um suposto comentador independente que não consegue esconder, por muito que tente, o seu doentio lampionismo.

RPM disse...

De uma forma geral concordo com a ideia do post. No entanto subscrevo a ideia do Koba relativamente ao Manuel Fernandes e relembro que ele é convidado como sportinguista para comentar o jogo. Não era de esperar que tivesse postura diferente.
Tenho também discordar da análise à arbitragem. Embora concorde com a questão dos possíveis vermelhos, tenho de dizer que não achei a arbitragem má. O excesso de cartões é resultado de um excesso de dureza típica de um clássico decisivo.

wolverine disse...

concordo que não há comparação entre o JQM e o MF, até porque o MF é um personagem simpático, foi um grande jogador de bola e não se tenta fazer passar como isento...
mas isso não invalida que naquele jogo tenha sido algo faccioso, ou pelo menos bem mais que o Domingos (que fez mais papel de mosca morta...)

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.