os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

27.9.06

Actualidades.

- A intenção do governo de instituir taxas moderadoras por acto cirúrgico ou dia de internamento é um erro (contrariamente às taxas de acesso às urgências), pois implica pagamentos por actos que não decorrem por inteiro da vontade do paciente mas sim de decisões médicas. Para aqueles de vós que aceitam o princípio do utilizador/pagador como justificação para esta medida, diria que a este ritmo, e sendo fiel à lógica da coisa, tudo o que é tendencialmente gratuito será pago, o que quanto mais não seja me deixa a pensar porque raio pagamos impostos.
- Não votei em Cavaco Silva, mas reconheço sem dificuldade (e já agora sem surpresa) que a sua acção nestes primeiros 6 meses tem sido globalmente positiva. Ontem, na sua primeira visita de estado, e contrariando a prática política instituída de debitar generalidades e fugir a temas polémicos, CS discursou no senado espanhol e protestou contra o evidente proteccionismo económico que grassa daquele lado da fronteira. É duvidoso que sirva de alguma coisa, mas teve o mérito de mostrar que o homem pelo menos tem cojones.

3 comentários:

Nómada Global disse...

Eu faço essa pergunta ("porque raio pagamos impostos?") sempre que vislumbro a miserável qualidade dos nossos serviços públicos.

Prefiro não pagar por todos, mas só o que eu necessitar.

O "tendencialmente gratuito" acaba em esbanjamento. Basta ver o relatório recente sobre os funcionários do estado.

Leão da Lezíria disse...

Wolverine, estou a tentar celebrar um contrato para fornecimento de um produto a um hospital. O hospital já consome esse produto, mas compra-o a uma outra empresa do grupo, vocacionada para o retalho. Os consumos do hospital justificam que consuma o mesmo produto, mas distribuído directamente com uma poupança anual de mais de 30.000 euros. Para a minha empresa até é melhor assim, os 30.000 euros ficam do lado de cá. No entanto, é uma questão cívica, aqueles 30.000 euros são meus e teus. Ando nisto desde Janeiro, administrações incluídas. Repara, nós tratamos internamente dos contratos anteriores, só há que celebrar um novo contrato, consumir exactamente ao mesmo produto e na mesma quantidade e ... mais barato. Não consigo, não me atendem e já quase me chamaram chato. Quatas taxas moderadoras cabem em 30.000 euros?

wolverine disse...

Leão,
infelizmente isso não me surpreende absolutamente nada.
Conheço pessoalmente casos de equipamento topo de gama que é encomendado (e pago a preço de ouro) e que depois fica ainda embalado, até que um dia alguém se lembra de o abrir só para constatar que está desactualizado.

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.