os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

23.3.07

"Oxalá cresçam pitangas"

"A alegria, o ritmo, a graça e a desgraça de viver em Luanda."
Ontem à noite na RTP 2, histórias de vidas duras, repletas de drama, mas ao mesmo tempo de uma esperança e de um optimismo que nos faz sorrir. Sem narrador, só as pessoas e os seus olhos grandes e pretos a falar para a câmara.
As crianças que passam os seus dias a tomar conta dos irmãos mais novos porque o pai ou a mãe vão tentar ganhar o pão do dia vendendo nas feiras e nas ruas da grande cidade.
A adolescente que na escola se esforça por dominar as regras da tabuada e da divisão enquanto dá de mamar ao seu bébe.
As amigas que conversam animadas numa esplanada improvisada na areia de uma praia na baía de Luanda tendo ao fundo um gigantesco navio de cruzeiros deixado ali para morrer.
O tipo que nos fala da forma de ser dos angolanos (da maneira como julgam os outros povos desde os portugueses que são tugas aos sul africanos que são feios) e da sensação de superioridade sobre os restantes africanos e de inferioridade perante os europeus.
O taxista que com um brilho de felicidade nos olhos conta que ao acabar o seu dia de trabalho a primeira coisa que faz é correr para casa para estar com o seu filho e a sua futura mulher, e que sempre quis ter um filho aos 25 anos porque é uma idade em que já se é adulto mas ainda se é suficientemente criança para brincar com ele.
Enfim, um grande documentário.

3 comentários:

joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
wolverine disse...

:)
eu sei qual é.

p.s.- se bem percebi a situação, parece-me que não o vou colocar como link...

Anónimo disse...

Wolverine, de repente apeteceu-me dar-te um abraço...

estás à vontade, como queiras...

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.