os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

7.5.07

"gatos" mouros deprimentes

há quem lhe possa chamar criação artística, mas o que se assistiu ontem no programa " gatos fedorentos", foi uma reles tentativa de pressão aos árbitros portugueses quando faltam 2 jornadas para acabar o campeonato. Não sei se viram, mas na parte do programa que é reservada aos "tesourinhos deprimentes", um dos ditos "miaus" tentou, com base na repetição oral, fazer crer que efectivamente tinha havido golo naquele célebre Porto- benfica em que o Baia largou a bola. Á margem da "evidência" subjectiva do golo e do critério muito duvidoso da piada - se é, que havia algum propósito humorístico-, os ataques contínuos ao FCP, podem começar a denotar uma tendência falaciosa.

O critério, muito lato, da criação artística ou humorística, na escolha dos temas a abordar semanalmente, começa a revelar uma azia e uma indisposição mental reveladoras, mesmo para quem tem 7 vidas. Principalmente, depois de uma semana, em que no lado "iluminado" da segunda circular não faltaram coxos e incontinentes verbais.

5 comentários:

wolverine disse...

corto,
a verdade é que os "gatos" não tem obrigação nenhuma de serem neutrais ou sequer de darem as várias perspectivas sobre um determinado assunto (como aliás se viu aquando do referendo do aborto).
Dito isto, acho que mesmo assim se aplica o critério do bom senso: não convém que existam temas, pessoas ou clubes acima de qualquer abordagem tal como não convém abusar e atacar sempre os mesmos alvos, quanto mais não seja porque a piada se vai perdendo e até porque começa a ficar a dúvida acerca das motivações por trás das escolhas ditas artísticas.

p.s.- também achei o sketch de ontem muito fraquinho e também a mim me deu a sensação de ser algo digamos assim a modos que forçado

Nómada Global disse...

Eu não vi o sketch, mas não creio que faça falta, dado que conheço o estilo (de que gosto) e as tendências clubísticas (que já não aprecio tanto) dos 4 gatos fedorentos.

Parece-me que o humor que eles fazem não é (ou não era) tão acessível como poderia ser, para bem de nós todos. Creio que o espectador habitual do "magazine" está um pouco acima destas discussões futebolísticas (que acabam sempre muito rasteiras). De modo que quem fica a perder com isto tudo são eles mesmos, que alienam uma parte (substancial, presumo) do seu público potencial em virtude da constante utilização de piadas futebolísticas (mais digna dos malucos do riso).

Como disse alguém (sou muito mau em citações): deixa-os poisar. Daqui a umas semanas o FCP ganha (com toda a justiça), o SLB e o SCP e afins discutem os restos, e os gatos podem continuar a fazer piadas más enquanto nós comemoramos e nos rimos deles (e não com eles).

corto maltese disse...

Wolve,

eu não disse que eles devem ser neutrais, ou muito menos que devam considerar um assunto como não abordável.
o que me parece, é que não estão a ser muito inteligentes, porque estão a escolher sistematicamente como alvo um clube que tem centenas de milhares de pessoas como simpatizantes. mas a escolha é deles. cada um forma a sua livre opinião.

NG,

eu também gosto bastante de maior parte das coisas que eles fazem, e concordo contigo naquilo que dizes. mas se puderes vai ao site da rtp e vê o sketch em questão.

Nómada Global disse...

Por incrível que possa parecer, a RTP disponibiliza os vídeos do 70x7, por exemplo, mas do gato nada. Procurarei nas outras fontes oficiosas.

Anónimo disse...

Corto:
Estou contigo!
Fazer humor é muito difícil, porque um pouco para cá não tem graça e 1mm para lá também não! e isto de ser programa semanal com 30 minutos não é para todos, pois há que ter uma grande equipe para fornecer e selecionar assuntos e lhes dar a forma correcta!
Para mim os "Gatos" apanham 1 minhoca em cada 6 cavadelas e mesmo assim algumas dessas minhocas já tinham sido apanhadas e jogadas de novo à terra!

Arquivo do blogue

Com tecnologia do Blogger.