os quatro elementos da natureza os quatro pilares da sabedoria os quatro atributos do corpo os quatro cavaleiros do apocalipse

10.7.06

Contra a corrente

Deixo desde já a ressalva de que não sou daqueles portistas que torceu contra Portugal! Sofri a bom sofrer sem, no entanto, igualar o que sinto quando é o meu FCP... Acho que o homem ao leme justifica...

Continuo na minha... Este senhor scolari ainda tem muita coisa a provar-me. Nem os resultados nem ninguém me conseguiu até hoje mudar a ideia de que este homem tem tido muita sorte em Portugal. Pode ser um motivador nato, mas é preciso ser mais que isso e é preciso saber escolher e saber decidir na altura certa. Portugal não tinha quase banco nenhum graças à sua teimosia em apostar em eternas promessas...

No Euro2004 foi o trabalho de um outro treinador (esse sim um sabedor), que o salvou depois de jogos de preparação humilhantes e uma estreia deprimente. No Mundial2006, um grupo "de caras", depois uma eliminatória de sorte contra a Holanda que criou oportunidades suficientes para ganhar e uma eliminação da Inglaterra (reduzida a 10 jogadores desde bem cedo) por penaltis...

Idolatram-no, choram se ele for embora... Oh meus amigos... Parece que estou mesmo no país errado!...

Tudo bem, 4ºlugar num Mundial é muito bom, não desminto, mas não consigo olhar para este 4º lugar e dizer que o merecemos inteiramente ou que até merecíamos ser campeões...

Scolari, vai com a Santa que tantas vezes te protegeu...

14 comentários:

joana disse...

O 4º lugar é bom??!! Desde quando é bom ficar em 4º? Já em 3º não é nada de especial... para os 4ºs não há lugar no podium...

Spider-man disse...

Cas, tem cuidado... Diz isso baixinho senão ainda acabas no exílio...

corto maltese disse...

estou com a Cas... O 4º lugar é uma merrrda

O 4º lugar costuma ser bom é para as equipas da 2ª circular... o que eu acho que tu querias dizer era que o 4º lugar foi justo tendo em conta o selecionador que temos e as restantes equipas que estavam nas meias finais.

Mas,... não me apetece falar mais de fut.... ainda por cima depois de descobrir que o Sonkaya fez uma plástica e foi adaptado a extremo direito sob o heterónimo de Sektioui.

joana disse...

esse é o novo do FCP?

Koba disse...

Curioso falarem do Sonkaya, ninguém diria que são adeptos do FCPorto...

corto maltese disse...

O tempo em que não se podia dizer mal do que quer que fosse, já passou. Aliás nunca o cheguei a conhecer...

... e além do mais gosto de ter opinião, de criticar; mas pelos vistos ainda há quem não esteja abituado a isso.

Quanto ao dito Sektioui, parece que sim, parece que é o novo campeão nacional, por afinidade.

Koba disse...

Corto-maltese,
Com todo o respeito:
Criticar é um direito teu, ainda para mais no teu blog.
Dizer que o 4º lugar da selecção portuguesa, numa competição onde só fomos 4 vezes, é uma merda... é desonestidade intelectual.

corto maltese disse...

Koba:

És e serás sempre bem vindo a este nosso blog.

A crítica e o dever de opinião de que falava era referente à tua observação de que como adeptos do FCP, achas curioso falar-mos mal do Sonkaya. E a esse respeito, acho que a falta de crítica é que é preocupante.

Quanto à desonestidade intelectual por achar que o 4º lugar que Portugal é mau, concordo com a Cas, "Já em 3º não é nada de especial...". Mas isso tem a ver com filosofias de vida...

Mais desonesta intelectual e socialmente, é a proposta do senhor da barbicha de que os jogadores (se calhar por terem ficado em 4º lugar) não deviam pagar impostos relativos aos prémios de jogo.

Koba disse...

Corto maltese,

Esse discurso, que acabaria com "só o 1º lugar me satisfaz", até faz sentido se estiveres a falar do fcp (de que és adepto) relativamente ao campeonato nacional. E não creio que se trate de filosofia de vida: qualquer adepto do fcp, há 30 anos, contentar-se-ia com o 5º ou o 6º lugar...

Mas quanto à selecção portuguesa, recordo que foi 4 vezes ao Mundial. Em duas dessas vezes, teve prestações meritórias e internacionalmente reconhecidas como boas. Nas outras duas vezes, envergonhou o país com escandaleiras, expulsões e histórias com prostitutas e prémios de jogo.

Dizer que a nossa prestação neste mundial não é boa é, repito, desonestidade intelectual. E aposto que a conversa seria diferente se o seleccionador fosse um dos amigos do Papa, daqueles que convoca e não convoca jogadores do fcp quando dá jeito ou deixa de dar jeito.

Realço, inclusivamente, que o autor do post, sendo nitidamente anti-Scolari, refere que o 4º lugar é muito bom. Ou seja, critica (e está no seu direito) sem deixar de reconhecer que os resultados foram bons.

Quanto ao Sonkaya, mea culpa: expressei-me de forma insuficiente. Queria dizer, de forma irónica, que não era preciso falarem de jogadores do fcp para todos percebermos de que clube são adeptos - basta, para tanto, ler as vossas opiniões sobre a selecção nacional.

Já o madaíl é social e intelectualmente desonesto há muitos anos... é um caso perdido.

Abraços

corto maltese disse...

Koba:

espero não estar a acordar um monstro, mas vamos lá a isto e por pontos.

FCP - Sou (somos) obviamente do Porto, mas gosto de pensar que defendo aquilo que acho correcto independentemente de fanatismos, sejam eles de que espécie forem. Nesse aspecto, e embora tendenciosamente (como é natural), gosto de criticar tudo e todos. Procuro contudo que a crítica não seja desprovida de sentido ou baseada em cegueiras primárias. Admito obviamente o direito ao contraditório.

Selecção Nacional - Admito, como aliás o referi num post anterior, que não gosto do Scolari, e acho que é um mau representante de Portugal. Além de não perceber quais os critérios dele enquanto selecionador, acho-o arrogante, desinteressante e sobretudo mal-educado (não sei se te lembras quando, depois de um jogo da selecção em Coimbra e em que perdemos contra já não me lembro quem, chamou a uma jornalista, filha da p...).

Quanto à relação dele, ou ausência dela, com os ares do Norte, ou mais propriamente com o Porto, acho que chega a ser doentia. A aversão é tamanha que os teóricos de conspirações, chegam a defender que é uma estratégia de marketing, com o propósito de se valorizar na capital.

Relativamente aos números que me apresentas, lembro-te que curiosamente foi quando o FCP começou a ganhar títulos nacionais, que a selecção nacional começou a marcar presença em campeonatos do mundo de futebol. Nos últimos 20 anos, foi 3 das quatro vezes de que me falas e só não foi em 98, por causa daquela escandalosa expulsão do Rui Costa no jogo de apuramento decisivo contra a Alemanha. Ou seja, acho natural que a selecção nesta época se tenha apoiado em parte nas equipas do FCP.

Para acabar e falando do resultado da selecção este ano, penso que o 4º lugar foi bom a nível relativo, e foi mau a nível absoluto. Tendo em conta vários factores, como por exemplo a qualidade de futebolistas, dimensão e experiência de outros paises e selecções, ou mesmo da falta de qualidade dos nossos avançados (pelo menos dos que jogaram) acho que Portugal conseguiu um bom resultado. Mas se procurarmos a estrelinha no equipamento da nossa selecção no próximo mundial, continuamos sem a descobrir. E só a sua existência conseguiria eternizar uma boa campanha.

Abraços

Koba disse...

Corto Maltese,

FCP - Apenas isto: encontra-me um adepto do fcp que goste do scolari e serei capaz de reconhecer, sem mais, que as críticas ao seleccionador e à selecção vindas dos adeptos do fcp não são desprovidas de sentido ou baseadas em cegueiras primárias. Basta-me um.

No demais, ninguém deixa de associar os sucessos do fcp aos da selecção. É evidente que existe uma nova atitude no futebol português e que isso se deve ao fcp. Ainda bem para o fcp e para a selecção. Mas, quando o Scolari precisou de convocar jogadores do fcp, fê-lo tranquilamente. No Euro 2004 era a equipa do fcp e mais 3 ou 4. Havia a questão do baía, mas todos já percebemos que não tem a ver com critérios técnicos; terá a ver com outras razões que o seleccionador não quer explicar agora, para evitar uma polémica desnecessária, do género "Sérgio Conceição affair".

Quanto ao resultado da selecção... é objectivamente bom. Certamente já ouviste falar do Mundial como a "Fase Final do Campeonato do Mundo". Porquê? Porque, na realidade, o campeonato do mundo é disputado por mais de 200 países, de todos os continentes, ao longo de 2 anos. O grande objectivo para 99,9% desses países é o apuramento para a tal Fase Final. Supostamente, estão na fase final as 32 melhores selecções do mundo (o que nem sempre esteve ao nosso alcance). E, supostamente, estão nas meias-finais as 4 melhores selecções do mundo, de entre as mais de 200 que iniciaram a competição (o que, connosco, só tinha acontecido uma vez). Ficar classificado em 4º num universo de 200 é, objectivamente, bom.

Se me disseres um sector, um só, de qualquer actividade, em que Portugal esteja entre os quatro melhores do mundo...

corto maltese disse...

Koba,

Concordo contigo, não consigo encontrar nenhum adepto do Porto que goste do Scolari. Mas refaço-te a pergunta, qual é a tua explicação para esse facto? Não achas estranho que isso aconteça? Além do mais essa negação maciça , reflete quanto a mim precisamente o contrário, ou seja, que não se trata de críticas desprovidads de sentido, baseadas em cegueiras primárias.

Quando dizes "quando o Scolari precisou de convocar jogadores do fcp, fê-lo tranquilamente. No Euro 2004 era a equipa do fcp e mais 3 ou 4", para mim isso é obvio, mas, qual era a dúvida, quando o Porto tinha ganho a Taça UEFA, o ano anterior, e tinha sido campeão europeu nesse ano. E mais, ele só colocou a equipa do Porto (meio campo) a jogar, depois de ter perdido quase todos os jogos de preparação, e de ter perdido aquele primeiro jogo com a Grécia.

Quanto à questão que levantas no final, volto-te a responder com uma pergunta (isto porque penso que as coisas não são lineares).Diz-me tu um sector, em Portugal, que movimente a quantidade de dinheiro, predominantemente privado e com a mesma abrangência social, igual à que movimenta o futebol?

Koba disse...

Corto Maltese,

Repara que, por exemplo, o Rui Rio teve um conflito com o fcp muito mais grave do que este do Scolari e, ainda assim, ganhou tranquilamente a CM do Porto. Ou seja, as pessoas conseguiram separar fcp e política. Não me parece que tenham conseguido separar fcp e selecção. Penso, sinceramente, que o presidente do fcp contribuíu para este clima. E penso, também, que isso se deve, apenas e só, à não convocação do Baía. As restantes histórias são consequência deste primeiro conflito. Mas é só a minha opinião.

Concedo que ele só colocou Nuno Valente, Ricardo Carvalho e Deco após falhar em sucessivos amigáveis e no jogo com a Grécia (neste Maniche já jogou). Não me parece que isso tivesse a ver com o facto de serem do fcp. Repara que, à excepção do Nuno Valente, os restantes tinham o lugar ocupado por jogadores que eram considerados intocáveis. Qualquer treinador teria problemas em mandar Fernando Couto e Rui Costa para o banco. Scolari corrigiu a tempo e isso é, também, um mérito dele.

Quanto à tua última pergunta, há vários sectores que movimentam mais dinheiro privado do que o futebol. Nalguns casos, com uma abrangência social de quase 100% da população. Basta pensar na banca, nas telecomunicações e na própria comunicação social, muito mais rentável para o Joaquim Oliveira do que umas acções no fcp, no slb ou no scp...

Já agora, e mudando ligeiramente de assunto, quem deveria ser o próximo seleccionador nacional?

corto maltese disse...

Koba,

Primeiro, o Rui Rio só ganhou o 1º mandato (muito antes de se envolver com o Porto) porque o Fernando Gomes perdeu, isto é, as pessoas votaram claramente contra este último e não a favor do Rui Rio. Havia quem garantisse, na altura que o PSD, pôs lá o Rio para o "queimar", pois a vitória do F. Gomes era dada como certa. Mas aí os portuenses mostraram que como cidade liberal que sempre foram, não votavam por imposição. Quem não recorda da cara de surpreendido do Rio na noite das 1ª eleições. Aliás a sua falta de convicção na vitória foi notória, basta lembrar os vareadores por ele nomeados. Na 2ª eleição, o caso foi diferente e penso a natural continuidade de governação (aliás como se vê na presidência da república), aliada à falta de qualidade do seu principal adversário, o mantiveram no lugar.

Quanto ao Scolari, para mim o pior não foi não convocar o Baia e convocar o Bruno Vale; não foi não convocar o Quaresma e convovar o Ricardo Costa, que quase não jogou esta época ( e se a questão é as posições ocupadas no campo, porque não convocou o Tonel, que fez uma 2ª parte do campeonato bastante boa), não é nenhuma questão que tem a ver directamente com jogadores porque cada um é livre de escolher quem achar melhor. Para mim o pior são coisas como: quando o Porto ia jogar a final da Taça Uefa, ele se ter recusado a desejar boa sorte, porque senão, dizia ele que teria que o desejar igualmente às restantes equipas portuguesas; o facto que este ano não ter vindo uma única vez ver o jogo do Porto ao Porto (caso repetido com maior parte das restantes equipas); ter a mesma equipa base do euro 2004; a maneira mal-educada que fala com os jornalistas, exponencialmente aumentada quando se trata daqueles que o criticam, etc... mas não quero falar mais desse homenzinho, porque de facto pode ser só uma antipatia pessoal.

O que tu dizes relativamente a sectores que movimentam mais dinheiro, é verdade. Mas nenhum deles é Circo (neste caso ressalvo a comunicação Social), e embora possas alegar que o futebol também o é cada vez menos, eu ainda gosto de o pensar como tal.

Quanto ao próximo seleccionador nacional e não contando com Scolari nem com o Mourinho (era a resposta mais fácil), gostava de ver cá o Capelo ou mesmo o Lipi, para ver como nos dávamos com os "bravo, bravíssimos" da escola italiana.

abraço

Com tecnologia do Blogger.